6/19/2007

Igreja: Fria ou Quente, Morna Jamais!

Postado por Luís Filipe de Azevedo

“Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca". (Apocalipse 3.15-16 NTLH)

O Senhor Jesus disse ao pastor da Igreja em Laodicéia, por meio do evangelista João, que conhecia a Igreja, e que eles não eram frios nem quentes, e que o Senhor desejava profundamente que fossem frios ou quentes. Uma coisa ou outra! Frio ou quente! Não há indícios para crermos que fosse uma expressão irônica, ou até mesmo pejorativa, mas sim um desejo sincero de vê-los tanto quentes quanto frios, menos mornos. Por quê?

Laodicéia era uma das cidades mais ricas da Ásia Menor, distava cerca de 160 km de Éfeso e 80Km de Filadélfia. Um território por muitos peregrinados, todos os viajantes passavam por ali porque Laodicéia unia três importantes estradas da época. Nesta cidade eles encontravam fontes de águas minerais. Porém, as fontes não eram normais, devido a um fenômeno a água das fontes eram mornas e eméticas (que provocam vômito) e os sedentos que delas bebiam as rejeitavam com náuseas, com nojo, pelo fato de serem mornas.

Percebemos, então, que o Senhor Jesus falar com a Igreja de Laodicéia dizendo que ela estava espiritualmente morna, assim como as águas de suas fontes e estava correndo o perigo de rejeição. Mas o que isso tem a ver com o desejo do Senhor de que fossem fria ou quente?
Para entendermos melhor esta afirmação de desejo de que fossem frios ou quentes e não mornos, precisamos recorrer ao estudo da hidrografia daquela região mais uma vez. Laodicéia era vizinha de outras duas conhecidas cidades na região. Uma ao norte Hierápolis e outra ao sul Colossos.

Hierápolis era conhecida em toda a região por suas fontes de águas frias. Era uma espécie de Oásis no verão para onde as multidões afluíam. Um pesquisador chamado Orgeon diz que, à entrada da cidade havia uma inscrição com os dizeres: “Lugar de Refrigério”.

Já Colossos ao sul era ainda mais conhecida pelas suas fontes de águas quentes, sobre as quais, se dizia possuírem poderes medicinais e terapêuticos usadas por pessoas com problemas ósseos, reumáticos, respiratórios e tantos outros. Um lugar de cura e terapia do corpo.

Quando o Senhor denunciou que a Igreja de Laodicéia que eles não eram nem fria nem quente e que gostaria que fossem fria ou quente, Ele estava querendo dizer que a Igreja perdera sua função de causar refrigério às vidas que as procuravam como as águas frias de Hierápolis e perdera a função terapêutica de alívio aos aflitos à semelhança das águas quentes de Colossos. Daí a sentença: como sois mornos – e águas mornas não possuem função nenhuma – estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Portanto Igreja, seja fria ou quente, morna jamais!

0 comentários :